Antes de eu te explicar qual é a estratégia e o porquê de ter funcionado, quero que você me conheça um pouco mais (se você não ler talvez você perca parte da estratégia, guarde mais 2 minutinhos pra ler o que eu tenho pra te dizer.
Sei que você já me conhece, mas você talvez não saiba 100% qual o meu trabalho, o que faço, então deixa eu esclarecer pra você entender como alcancei você.
Sou desenvolvedor, mas na minha carreira tive a feliz oportunidade de trabalhar ao lado de grandes nomes do Marketing Digital e SEO no Brasil, como Natanael Oliveira e Vicente Sampaio.
Nessa feliz oportunidade eu pude abrir um pouco minha mente para o que é o Marketing Digital com o espírito de vendedor que eu já possuía desde criança, quando comprava e revendia coisas que outras crianças queriam, mas não podiam comprar pessoalmente na escola e, mais tarde, vendendo com sucesso todos os serviços que eu prestava (sim, cada serviço é uma venda).
Enquanto trabalhava Marketing Com Digital eu pude apreciar cada detalhe sobre o funcionamento do planejamento de uma campanha, a criação de uma carta de vendas, de um funil, a otimização dos sites, as inúmeras vendas acontecendo…tudo passou muito, mas muito rápido!
Após a Marketing Com Digital ter sido transferida para São Paulo eu resolvi ficar na minha cidade (Fortaleza/CE) e trabalhar com o que eu já possuía de conhecimento em Desenvolvimento além de estudar Marketing (sim, já havia sido contaminado por essa boa paixão)
Eu consegui meu primeiro cliente para trabalhar com Marketing Digital (cliente até hoje) e cresci junto da Empresa, que já era grande. Durante o crescimento houve muito, mas muito aprendizado. Estratégias que eu nunca havia testado, busca por novas técnicas, segmentação, diferentes diálogos com públicos-alvo distintos e muito mais.
No encontro com meu amigo, ele disse que estava com dificuldades para atingir o público dele (atletas, principalmente da modalidade de bike), ele não conseguia engajamento, os posts do Instagram e do Facebook dele passavam quase que despercebidos na timeline de todos…ele estava realmente preocupado. Enquanto eu falava com ele eu vi um post de uma marca grande de material esportivo no modelo de Slides oferecendo, de graça, um calendário para os atletas se organizarem com os treinos etc.
Imediatamente eu disse “É isso!”, porém a execução DEVE SER DIFERENTE!
O motivo da mudança na execução é simples, a marca que fez inicialmente não tem interesse em treinar atletas, ela tem interesse em vender os produtos para os atletas, então o post dela estava, de certa forma, atingindo o objetivo.
Pra ele, que deseja prestar assessoria para esses atletas, ele deveria executar de uma forma diferente:
criando expectativa -> gerando interesse -> mostrando exclusividade -> apresentando o seu trabalho -> entregando o conteúdo.
Da MESMA forma que eu fiz com você que está aqui, lendo esse post.
Esse não é apenas um post, é um funil de vendas de marketing digital e você está nele. Se você chegou até aqui é porque ele funciona de verdade e cumpriu seu propósito. Qual seria? Eu falei sobre um case, gerei seu interesse, mostrei exclusividade quando disse que enviaria no privado (não disse diretamente o que seria, mas também não cobrei), trouxe você aqui e mostrei meu trabalho, o que eu faço e como eu conquisto clientes e depois entreguei o que você queria: a estratégia.
Você também pode fazer isso para a sua empresa, não importa qual seja, onde esteja, você pode sim vender mais pela internet e essa é apenas uma das milhares de possibilidades e estratégias que você poderia aplicar.
Por hoje é só, espero que tenha gostado 😉
Grande abraço,
Tiago Rodrigues
Consultoria em Marketing Digital e Estratégia em Vendas Online